Olá, Seja bem vindo ao nosso Portal !            | MAPA DO SITE |  IBGESP  | NEWSLETTER | | ÁREA RESTRITA |  

Município de Lavras do Sul é destaque em Gestão de Saúde Pública

Lavras do Sul é um município do estado do Rio Grande do Sul, faz divisa com os municípios de Caçapava do Sul, Bagé, Dom Pedrito, São Gabriel, Vila Nova do Sul, Santa Margarida do Sul e São Sepé. Possui 7.516 habitantes, segundo estimativas do IBGE em 2018 e está distante 320 km da Capital gaúcha, Porto Alegre. As principais atividades econômicas do município são a mineração, agropecuária, a agroindústria, o artesanato, o comércio e o turismo.

O Secretário Municipal de Saúde Cacildo Goulart Delabary coloca o Município de Lavras do Sul em destaque por um modelo de gestão de Saúde Pública séria e realizadora, com foco na qualidade de atendimento a Saúde dos cidadãos.

Conheça algumas das principais iniciativas e realizações da gestão Municipal de Saúde de Lavras do Sul

  • Reavaliação nos contratos com Laboratórios de exames, onde foram realizadas a redução de exames que eram pouco utilizados e ampliado a quantidade de exames de maior rotatividade e que apresentavam demanda reprimida, fazendo com que todas as demandas fossem atendidas, bem como a redução das filas de espera, com essa ação o município obteve uma redução com o contrato inicial em mais de 160.000,00 (cento e sessenta mil reais) ano, sem deixar de atender a toda a demanda.
  • O Secretário Municipal de Saúde também firmou um convênio com o Hospital Universitário de Bagé, para contratualização de Ecografias, Tomografias, Ressonância Magnética, Endoscopia, Colonoscopia, Ecodopler, Ecocardio e Consultas Especializadas, reduzindo o custo destes exames e consultas especializadas, em R$ 11.271,25 / Mês e ao Ano a redução será de R$ 135.255,00.
  • Outra iniciativa foi as atividades específicas do Projeto “Mais Saúde”, que visa à reintegração do Idoso, com atividades multidisciplinares, coordenado pela Psicóloga e pela Fisioterapeuta do Município, com participação de Enfermeiras e Técnicas em Enfermagem, para medição de pressão e glicemia, quando solicitado pelas coordenadoras. Foram criados dois novos projetos, sendo o MEU BAIRRO MAIS SAÚDE, que visa abrir um espaço com intuito de aproximar os diferentes programas e serviços aos cidadãos, conscientizando-os da importância da prevenção, assim como proporcionar o conhecimento das linhas de cuidado na promoção e proteção da saúde que são propiciadas pelas diferentes Unidades básicas de saúde do nosso município, e também o Projeto ENCONTRO MUNICIPAL PARA FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA, que tem como objetivo a Educação Permanente em saúde é a construção de uma proposta de educação continuada, onde os profissionais compartilham o saber através do conhecimento adquirido em sua prática, assim como em cursos de capacitação cujo propósito é o reconhecimento da importância da qualificação dos profissionais e o fortalecimento da assistência aos usuários e equipe.
  • Mas as ações não param por ai, também o serviço de transporte de pacientes que necessitam atendimento de hemodiálise, oncologia e outros exames e consultas especializadas, denominado TFD (tratamento fora do domicílio), receberam uma atenção especial pelo investimento na renovação de 100% da frota onde foram adquiridos 2 veículos novos, marca Voyage, adquiridos com recursos de emenda parlamentar, e já a disposição deste transporte, bem como a aquisição de 1 ambulância nova para o SAMU/SALVAR, recebida do Ministério da Saúde, bem como a aquisição de 1 Van, 16 lugares, com acessibilidade para cadeirante, 1 Mini van, Tipo SPIN, com capacidade para 7 passageiros, 1 veículo Tipo Sandero, com capacidade para 5 passageiros e 1 ambulância Tipo A, também com recursos de emenda parlamentar (sendo que a Van, a Mini Van, o Sandero e a Ambulância Tipo A) e 2 Sanderos Novos, adquiridos com Recursos Próprios do Município, trazendo um grande benefício no transporte eletivo de pacientes.
  • Foram investidos também recursos na informatização de toda a Rede de Saúde do Município trazendo mais agilidade e segurança nas informações dos pacientes.
  • Já está em Andamento a revitalização de todas as Unidades Básicas de Saúde, sendo que até o final do mês de setembro estarão todas prontas.

Gestão preocupada com a qualidade de Saúde Pública com visão inovadora e ações responsáveis na aplicação dos recurso. o Secretário Cacildo Goulart Delabary coloca Lavras do Sul em destaque na Saúde Municipal e é um exemplo de gestão a ser seguido.

Junte-se a nós nas redes sociais:
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram

EDSON RODRIGUES

Especialista em Gestão de Saúde Pública

Este post tem 2 comentários

  1. Parabéns prefeito Sávio Johnston Prestes, extensivo ao vice-prefeito e a competente equipe de governo, pelo exitoso trabalho desenvolvido a frente do executivo municipal.

    1. A administração de Lavras agradeçe o seu feedback.

Deixe uma resposta

Fechar Menu