Olá, Seja bem vindo ao nosso Portal !            | MAPA DO SITE |  IBGESP  | NEWSLETTER | | ÁREA RESTRITA |  
Secretária pede mobilização de prefeitos para obter recursos à saúde em Brasília.

Secretária pede mobilização de prefeitos para obter recursos à saúde em Brasília.

A convite da Associação dos Municípios das Missões (AMM), a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, esteve nesta sexta-feira (23) participando de encontro com os gestores municipais da região. A assembleia ordinária da AMM aconteceu na sede da Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS), em Porto Alegre. A secretária aproveitou a presença dos 26 prefeitos que integram a entidade regional para pedir mobilização política para obter recursos em Brasília.

Arita destacou que o Governo do Estado tem priorizado a área da saúde, honrando os compromissos financeiros: “Estamos com regularidade no pagamento dos incentivos municipais. Temos orçamento para encerrar este exercício com os pagamentos de forma regular.” Nesta semana, foi paga a terceira parcela da dívida empenhada no valor total de R$ 162 milhões com os municípios, que será quitada em 16 vezes.

Arita destacou ainda que os hospitais estão com todos os incentivos estaduais em dia. “É importante que os prefeitos saibam disso.” Sobre o repasse aos hospitais, a secretária destacou que o Estado está fazendo um movimento em Brasília para recomposição do Teto Mac (recursos destinados a procedimentos de média e alta complexidade hospitalar), que hoje tem um déficit mensal de R$ 17 milhões (montante desembolsado pelo Estado mas que deveria ser oriundo de recursos federais). “Queremos buscar essa diferença”, ressaltou Arita, pedindo a mobilização dos prefeitos e deputados.

Judicialização e vacinação

Arita pediu apoio a pleito do Estado em Brasília

A secretária Arita falou sobre as medidas que podem ser tomadas para amenizar os efeitos da judicialização. Defendeu transparência e agilidade nas informações ao Judiciário, incluindo a valorização do trabalho em parceria com a Defensoria Pública e os comitês municipais de saúde.

“Nós, do Governo do Estado, queremos estar junto das administrações municipais, prestando informações precisas sobre leitos, medicamentos, exames e consultas, entre outros”, afirmou. A secretária colocou à disposição dos prefeitos o Departamento de Regulação Estadual para dar o apoio necessário. “Estamos junto com os municípios para minimizar as ações judiciais e os efeitos delas.”

A secretária aproveitou a presença dos prefeitos para ressaltar a importância da vacinação. “A prevenção e a promoção de Saúde devem ter total atenção.” Arita destacou a volta do sarampo, fazendo com que o Brasil perdesse a certificação de país livre da doença. “Caso o Estado do RS não vacine, principalmente as crianças, vai enfrentar esse problema.” Nesta semana, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da vacina, incluindo crianças de seis a 11 meses.

 

Fonte: SMS/RS

Junte-se a nós nas redes sociais:
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram

EDSON RODRIGUES

Especialista em Gestão de Saúde Pública

Deixe uma resposta

Fechar Menu